O CMAT - Centro de Matemática da Universidade do Minho juntou-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática 2021 e propôs diversas atividades para comemorar este dia, procurando sensibilizar o público para a importância e o impacto da matemática no quotidiano, na educação e enquanto ferramenta de desenvolvimento.
A adesão da comunidade escolar foi surpreendente: mais de um milhar de alunos e professores de escolas de vários pontos do país (ilhas incluídas) e da Escola Europeia de Bruxelas II se juntou a estas comemorações, que tiveram lugar no mês de março.
Entre as atividades propostas pelo CMAT OUTLAB - CMAT Outreach Laboratory, foi lançado um desafio sobre Testagem em Grupo (no contexto da pandemia por SARS-CoV-2) a todos os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
As respostas ao desafio foram analisadas por um júri composto por elementos do CMAT OUTLAB, que decidiu premiar o trabalho apresentado pelos alunos Fábio Oliveira Rodrigues, Maria João Sousa Fontão, Marina da Costa Peixoto e Matilde Fernandes de Carvalho do 12.º ano da Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso. A entrega dos prémios teve lugar no anfiteatro da Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso, no dia 18 de junho de 2021, e contou com a presença de docentes do CMAT, do diretor da Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso, das diretoras de turma e da professora de Matemática A dos alunos premiados.
Os alunos Fábio, Maria João, Marina e Matilde referiram que, quando lhes foi apresentado o projeto, descobriram um novo mundo de possibilidades em relação à testagem em grupo que nem sabiam que existiam. Com o avançar do tempo, e sempre com a ajuda da professora de Matemática, foram percebendo os diferentes conceitos que lhes estavam subjacentes, bem como as nuances que cada método implicava. Para estes alunos, o facto de terem sido capazes de ultrapassar as diversas barreiras que se apresentaram no seu caminho comprovou a tão famosa frase “Todo o esforço e trabalho árduo compensam!” que, no seu caso, correspondeu a um sentimento de concretização e de felicidade. Segundo a professora de Matemática, Margarida Corsino da Silva, durante a última semana de aulas do ano letivo, estes quatro alunos apresentaram aquilo que estudaram aos seus colegas de cada uma das turmas de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária de Póvoa de Lanhoso e a alguns docentes que se mostraram interessados no tema, mostrando-lhes os diferentes métodos e desafiando-os a perceber, na prática com um exemplo concreto, como estes métodos funcionam. O envolvimento de todos, comenta, foi prova de um interesse enorme por este tipo de desafios.
Ainda no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Matemática deste ano, o CMAT OUTLAB lançou o desafio R3TR4T4 1 M4T3M4T1C0 dirigido a todos os alunos dos Ensinos Pré-Escolar, Básico e Secundário. Este outro desafio consistia em fazer o retrato de um matemático com relevância na história da matemática, com liberdade de técnicas e recursos, que deveria ser acompanhado de uma curta biografia do matemático retratado. As respostas foram analisadas por um júri composto por elementos do CMAT OUTLAB, que decidiu premiar o trabalho apresentado pela turma "Os Criativos" do 2.º ano (turma 2.1) do Externato Infante D. Henrique - Alfacoop de Ruilhe, Braga.
De acordo com a professora titular da turma, Sofia Ferreira, a turma desenvolveu um trabalho de pesquisa sobre o matemático Euclides, uma vez que este se revelou muito importante na área da geometria e, na altura da sua escolha, os alunos estavam a trabalhar as figuras geométricas em contexto de sala de aula, na disciplina de Matemática. Descreve a professora que em TIC realizaram a pesquisa, em Português construíram a sua biografia através da pesquisa desenvolvida e em Artes Visuais realizaram o seu retrato recorrendo a colagens de diferentes formas geométricas, tendo em atenção as suas cores, para não tornar o retrato confuso ou impercetível. Avaliando a experiência, a professora diz que foi um trabalho fenomenal, que contou com o envolvimento de todos os alunos, e onde se estimularam diferentes competências associadas a várias áreas do saber. Ao saberem, no final do mês de junho de 2021, que tinham sido premiados, conta a professora titular da turma que os alunos ficaram eufóricos.